segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Especial Halloween: Primeira parte

Oiee meninas, 

Tudo bem? 

Como o Halloween se aproxima, decidi fazer um Especial Halloween aqui no blog e ao decorrer da semana, irei postar diversas coisas relacionadas a esse dia tão esperado e divertido do ano.

Afinal, quem nunca teve vontade quando criança, de sair pela rua fantasiado e bater na porta dos outros dizendo "Doces ou travessuras?"

Gostou? Então vem conferir comigo!















Todo dia 31 de Outubro é comemorado o dia das bruxas em alguns lugares do mundo. A criançada usa e abusa das fantasias de monstros e os filmes de terror passam durante a noite na TV, mas você sabe exatamente o que é o dia das bruxas? Veja um pequeno resumo sobre a história do dia das bruxas e entenda um pouco sobre essa tradição.

O que é o Halloween?

O Halloween ou “dia das bruxas”, é um evento cultural que acontece muito em países anglo-saxônicos, principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda. Uma das lendas que existe sobre o surgimento do Halloween é de origem celta e diz o seguinte: “Os espíritos de todos que morreram durante aquele ano iriam voltar e procurar corpos de vivos para possuir e usar no próximo ano”. 


Como os vivos não queriam ser possuídos pelos mortos eles apagaram as fogueiras e tochas das casas na noite do dia 31 para tornar a casa mais desagradável e mais gelada, colocavam então as fantasias e iam andando no bairro para assustar os espíritos que estavam atrás de corpos.

O Halloween só chegou aos Estados Unidos no ano de 1840 pelos imigrantes irlandeses e passou a ser conhecido então como Dia das Bruxas, as pessoas usam decoração para o dia das bruxas em suas casas.
 

Doces ou Travessuras? 

A brincadeira de "doces ou travessuras?" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de Novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.

Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

 

Halloween no Brasil:

O Halloween chegou ao Brasil há pouco tempo e chegou graças a influencia muito grande que tem da cultura americana, principalmente pelos programas TV e também pelas escolas de inglês que comemoram a data com os alunos, porém não são todos os brasileiros que gostam de comemorar esse dia, eles dizem que o Brasil já é um país com um folclore enorme e que devemos dar mais valor a nossa cultura do que na cultura de outros países e por isso foi criado no ano de 2005 o Dia do Saci no dia 31 de Outubro também.


Halloween no mundo:

A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.

Espanha
 

Como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de Novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.

Irlanda
 

A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).

México
 

No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas.
 

O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de Novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada.
 

Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.

Tailândia
 

Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.

 


Espero que tenham gostado de conhecer a história do Halloween.
 
Ao decorrer da semana terá mais Especial Halloween aqui no blog, não percam.

Não esqueçam de comentar e marcar +1!

Tenham uma ótima semana!

Fiquem com Deus e voltem sempre!

Beijinhos!

2 comentários:

  1. Oieee Aninhaa!! Tudoo bem com vc? Esperoo que sim,esses dias eu estava aqui sentada na frente do pc com muitoo tédio e por acaso encontrei seu blog, olha vc estáah de parabéns, muito bom e completo seu blog , gostei demais e visito com frequência , o post que eu mais gostei foi esse do halloween, irei posta-lo no meu blog e dar os devidos créditos a você, Mas seu blog é d + continue sempre assim!! Se quiser visite meu blog : http://verdadeiroeu-l.blogspot.com.br/

    Beijoões :* Boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Oi Letícia,

    Tudo bem sim e com você?

    Fiquei muito feliz com o seu recado, que bom que você gostou do post e do meu blog, volte sempre.

    Vou visitar o seu blog!

    Beijinhos flor!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...