sábado, 23 de julho de 2011

Como cuidar dos cotovelos, joelhos e calcanhares

Oiee meninas, 

Tudo bem? 

O assunto que trago hoje não é muito comentado pela blogsfera, é até, digamos assim, esquecido. Porém, para uma pele impecável de verdade, não se pode esquecer de cuidar de nenhuma parte se quer.

Por isso, resolvi falar sobre três áreas do nosso corpo que merecem cuidados redobrados, principalmente nesse inverno, pois tendem a ressecar e ficar com uma aparência horrível.

Vocês já devem ter percebido que as partes de nosso corpo que mais sofrem com o ressecamento são os joelhos, cotovelos e calcanhares não é? Vocês vivem passando aquele hidratante maravilhoso, pois essas partes costumam ficar ásperas e até mais escuras que o normal, mas não conseguem entender o motivo disso, não é? 

Então não perca mais tempo sem saber, vem aprender comigo e se cuida!




















Motivo:

Tudo ocorre porque essas são as partes que não são hidratadas naturalmente por nosso corpo. Pois, apesar de elas serem regiões bem elásticas por conta dos movimentos, elas não produzem glândulas sebáceas o bastante para deixar a pele hidratada. 

É por isso que você vive passando o seu hidratantezinho e ainda assim elas ficam, às vezes, com uma cara de ressecadas. Mas, muitas vezes possuímos certos hábitos, que sem darmos conta acabamos prejudicando ainda mais o ressecamento dessas áreas, veja que com mudanças de hábitos simples você pode melhorar a aparência de seus cotovelos, joelhos e calcanhares.

Cotovelos:

Longe da hidratação diária e com o atrito das roupas, eles ficam ásperos, acinzentados e feios. Para clarear e amaciar a região, a esteticista Roseli Siqueira, de São Paulo, ensina uma receita que traz resultado imediato. Basta juntar 2 colheres (sopa) de aveia, 1 de mel, 1 de quinua e 1 xícara de leite de soja. Misture e aplique delicadamente nos cotovelos. “Enxágue, seque bem e, na sequência, faça uma máscara com 2 folhas de gelatina incolor diluídas em 1 xícara de água morna e colher (sopa) de mel para nutrir e revitalizar a pele”, explica Roseli. 

Ela recomenda repetir o cuidado uma vez por semana. Se você prefere uma receita mais simples para clarear os cotovelos, experimente esta, de Flávia Lippi, autora do livro Guia de Beleza Natural (ed. Idéia e Ação): Misture óleo de amêndoa e bicarbonato de sódio até obter uma pasta grossa. Aplique e deixe agir por três minutos. Enxágue bem a área e repita uma vez por semana. Nos outros dias, encha-se de coragem e use produtos industrializados.
















Joelhos:

Assim como os cotovelos, eles também escurecem e, com o ressecamento, ganham pontos esbranquiçados. Para resolver o problema, é preciso investir pesado na dupla esfoliação e hidratação. Para dar uma força aos cosméticos, você pode lançar mão de dois truques caseiros. O primeiro quem ensina é a terapeuta corporal e aromaterapeuta Renata de Abreu, de Belo Horizonte: em uma vasilha, misture 2 colheres (sobremesa) de aveia em flocos e 2 de mel. Espalhe nos joelhos com movimentos circulares, aguarde dez minutos e retire com água morna e bucha vegetal. Em seguida, passe um creme à base de ureia ou ceramidas e finalize com protetor solar FPS 15, no mínimo. “Jamais use receitas que misturam limão com açúcar ou sal, pois esses ingredientes podem manchar a pele mesmo depois do enxágue”, avisa. 

Já o segundo tratamento é indicado pela dermatologista Mônica Almeida, de Campinas (SP), que garante o mesmo efeito: em uma vasilha, misture chá de camomila feito com 4 sachês, 2 colheres (sopa) de sal marinho e 2 de óleo de gérmen de trigo. Deixe a mistura descansar por 24 horas e só então aplique nos joelhos durante o banho. Também vale investir em produtos fabricados especialmente para a área dos joelhos.




















Calcanhares:

Apesar de a área estar sempre protegida por meias no inverno, ela fica ressecada, grossa e endurecida por causa do impacto com o chão. Quem usa salto, passa muito tempo em pé, está acima do peso e não hidrata regularmente os calcanhares pode ganhar rachaduras doloridas e até feridas que chegam a sangrar. Por isso, nada de lixar o pé. Antes de dormir, relaxe e aqueça o corpo com um escalda-pés feito com 1 litro de leite morno, 1/2 copo de vinagre e 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoa. 

Quando a mistura esfriar, junte 2 colheres (sopa) de sal grosso fino, 2 de óleo de amêndoa e 4 gotas de óleo essencial de lavanda e espalhe na sola dos pés com movimentos circulares, concentrando maior tempo nos calcanhares. Enxágue. Para deixar o ritual ainda mais completo, seque e aplique um creme com ureia a 5%. Calce meias grossas e só as retire na manhã seguinte. O ideal é repetir o procedimento duas vezes por semana. Se preferir, opte pelas versões à venda nas perfumarias.

















Espero que tenham gostado das dicas!

Tenham um ótimo fim de semana!

Fiquem com Deus e não esqueçam de comentar, marcar +1 e voltar sempre! =)

Beijinhos!

8 comentários:

  1. É muito importante ter esses cuidados mesmo!
    Fazer esfoliação e usar hidratantes estão super recomendados!
    Adorei as dicas!
    Bom final de semana!

    Bjooo
    Nath de Freitas
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. post ótimo!!
    adorei as dicas
    depois passa lá no meu blog!
    beijo
    @julialis
    http://julialis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!!! A gente não só esquece de cuidar dessas partes como de falar delas né?!
    Assim é bom que a gente lembra de tudo junto!!!
    Muito bom!!

    http://popularnorio.blogspot.com/
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi querida visitando seu blog =)
    Uso sempre hidratantes, aliás todo mundo deveria usar não é mesmo?
    abraço!
    http://www.makeshop-blog.com

    ResponderExcluir
  5. mandou bem ana eu tava mesmo precisando de umas dicas porque o tempo tá muito seco bjos flor e parabens pelo post

    ResponderExcluir
  6. Boas dicas amore super bjooo

    Vhttp://rosacompreto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. é bom ter essas dicas e sempre tomar cuidado com essas areas,ainda mais no inverno.
    Boas dicas,bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas.O post ficou ótimo .

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...